Mais um evento de capacitação dos vendedores foi realizado com parceiro comercial da Seminis.
Desta vez, os colaboradores da loja HortiSul (parceiro comercial na região de Guapiara/SP) e da Casa Bugre, receberam o treinamento sobre o tomate Coronel SVTH0361 .
O trabalho foi realizado nas áreas desse material pelo fato de os clientes preferirem os produtos com suas características, como alto pegamento de frutos e resistência à doenças.
Em Guapiara, participou a do treinamento a equipe de revenda da região e a equipe comercial da Casa Bugre.
Já em Elias Fausto, o treinamento aconteceu com equipe comercial da Casa Bugre.
Resultados
Em depoimento, o produtor Wilson Hamamura declarou que ficou muito satisfeito com o desempenho do tomate Coronel em função de sua performance.
“O material apresentou alto pegamento dos frutos, frutos firmes, de excelente tamanho e resistentes”, afirmou Hamamura.
Em relação à sanidade, o desempenho do Coronel também foi excelente, pois, no período de cultivo, houve a proliferação de pragas e, mesmo assim, o material mostrou-se resistente.
Treinamento sobre tomate Coronel SVTH0361 em Guapiara/SP
Burrinho: um inseto que aparece raramente, mas, com um maior uso do controle biológico, é possível que ocorra um aumento populacional devido às suas características migratórias.
O inseto ataca em reboleiras, deixando apenas as hastes e frutos da planta. É um besouro de até 2 cm de comprimento, de cor negra e coberto de fina penugem de cor branca.
Tripes: são de difícil constatação nas lavouras recém-plantadas, mas podem ser facilmente encontrados nas inflorescências.
Causam grandes danos em maiores populações, quando migram de outras hospedeiras e infestam lavouras de tomateiro com até 45 dias pós-plantio.
Sua maior importância deve-se à transmissão da virose vira-cabeça do tomateiro.
Traça-do-tomateiro: ocorre durante todo o ano, especialmente no período mais seco, quase desaparecendo em períodos chuvosos.
Suas larvas formam minas nas folhas e se alimentam no interior destas.
Podem destruir completamente as folhas do tomateiro e tornam os frutos imprestáveis, além de facilitar a contaminação por patógenos.
Mosca branca: seu desenvolvimento é favorecido pelas estações mais quentes e longos períodos sem chuvas.
Ao sugarem a seiva das plantas, os insetos provocam alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das mesmas, debilitando-a e reduzindo a produtividade e qualidade dos frutos.
Em casos de altas densidades populacionais, podem ocorrer perdas de até 50% da produção.
Infestações muito intensas ocasionam murcha, queda de folhas e perda de frutos.
Fonte: Portal Embrapa
Seguinte publicação